A imagem de um ambiente limpo – chão brilhando, sem poeira – era, para mim, o objetivo final. A pandemia, no entanto, nos ensinou uma lição brutal sobre o que não podemos ver. O ar que respiramos, as superfícies que tocamos… podem estar visualmente limpos, mas biologicamente contaminados. Foi essa nova consciência que me levou a buscar um serviço que ia além da limpeza: a higienização profissional.

O erro é confundir limpeza com saúde. Limpeza é estética. Higienização é saúde. É a ciência de combater os inimigos invisíveis que podem afetar o bem-estar da minha equipe e dos meus clientes.

A Diferença Conceitual

Em uma conversa com a empresa de facilities que nos atende, pedi que me explicassem a diferença técnica.

  • Limpeza: Remove a matéria orgânica e a sujeira visível, que servem de “alimento” para os micro-organismos. É o primeiro passo, essencial.
  • Higienização/Sanitização: É o segundo passo. Utiliza produtos químicos desinfetantes para reduzir o número de bactérias, vírus e fungos a um nível seguro, que não represente risco à saúde.

A textura de um ambiente apenas limpo pode ser agradável aos olhos. A de um ambiente higienizado é a da tranquilidade para a saúde.

O Protocolo de Higienização

Com base nisso, implementamos um protocolo de higienização no nosso escritório.

  • Diariamente: A equipe de limpeza passou a utilizar, após a limpeza comum, um desinfetante de nível hospitalar em todas as superfícies de alto contato: maçanetas, telefones, interruptores, bancadas da copa, botões do elevador.
  • Periodicamente: Contratamos um plano de higienização profissional mais profunda, que inclui a sanitização de todo o ambiente por nebulização, a limpeza e desinfecção dos dutos do ar condicionado e a higienização a vapor dos estofados e carpetes.

O Som da Segurança

O som de um nebulizador trabalhando à noite no escritório vazio, espalhando uma névoa fina e desinfetante, é o som da prevenção ativa. É a certeza de que estamos fazendo tudo ao nosso alcance para criar um ambiente de trabalho o mais saudável possível.

O resultado é um ambiente que não apenas parece limpo, mas que é biologicamente mais seguro. O número de funcionários com queixas de alergias e de pequenas doenças respiratórias diminuiu.

A lição que a era pós-pandemia nos deixou é permanente. A higienização profissional deixou de ser um serviço para ambientes de saúde e se tornou uma necessidade para qualquer ambiente corporativo que se preocupe de verdade com as pessoas. É o novo padrão de cuidado, o novo sinônimo de um ambiente de trabalho de excelência.