Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Manter seu espaço de escritório limpo pode parecer uma tarefa sem fim, mas é crucial para a reputação e o ambiente de trabalho do seu negócio. Se você for como muitos empresários, pode contratar uma equipe de zeladoria para manter seu negócio arrumado em vez de terceirizar sua limpeza para uma empresa terceirizada. Manter sua própria equipe de faxineiros internos pode parecer mais conveniente, mas tem desvantagens significativas que você pode nem ter considerado.

Se você estiver decidindo entre limpeza interna ou terceirizada do escritório, continue lendo para entender os riscos e desvantagens da limpeza interna.

Fonte de reprodução: Youtube Multiviascom

Limpeza de escritório interna vs. terceirizada

Quando se trata de limpar seu prédio de escritórios, você tem duas opções principais:

  • Interno: Pessoal de limpeza que trabalha apenas para sua empresa e está na sua folha de pagamento
  • Terceirizado: empresas terceirizadas que enviam faxineiros para sua empresa para fornecer serviços de zeladoria

Com a limpeza interna, você é responsável por supervisionar a equipe de limpeza que ingressa na sua empresa, ensinando-os a executar as tarefas de limpeza necessárias e verificando seu trabalho para garantir que ele atenda aos seus padrões.

Mas com a limpeza terceirizada, uma empresa de limpeza terceirizada cuida de todo o processo de limpeza sem sua intervenção ou supervisão. Uma empresa de limpeza terceirizada pode consistir em uma pequena equipe de limpeza de duas ou três pessoas, franqueados de limpeza de uma empresa-mãe maior ou qualquer coisa entre os dois.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

As desvantagens da limpeza interna do escritório gerenciada pelos funcionários

Contratar faxineiros internos pode inicialmente parecer a melhor opção para seu escritório. É o que outros empresários costumam fazer, e permite que você garanta que os faxineiros dediquem o tempo e o esforço necessários para manter seu escritório limpo e arrumado.

Mas você pode não ter parado para considerar as desvantagens de ter uma equipe de limpeza interna. Essa prática traz alguns riscos e desvantagens em comparação à terceirização da limpeza para uma empresa profissional terceirizada.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Investimento de tempo significativo

Empregar faxineiros internos exige uma quantidade significativa de tempo de sua parte. Seus faxineiros são membros de sua equipe, assim como sua equipe administrativa, contadores, vendedores e profissionais de RH. Você precisa dedicar tempo e energia para integrá-los e supervisionar seu desempenho.

Encontrar faxineiros para adicionar à sua empresa também pode levar tempo. Você precisa publicar a lista de empregos, analisar as inscrições, entrevistar candidatos e enviar contratos de trabalho. Sem mencionar que a rotatividade é geralmente alta em serviços de zeladoria, então pode ser necessário repetir o processo com mais frequência do que você faria para outras posições em seu escritório.

Em qualquer negócio, tempo é dinheiro. Quanto mais tempo você tem para gastar supervisionando a equipe de limpeza, menos tempo você pode dedicar a outros aspectos, provavelmente mais urgentes, da administração de um negócio.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Investimento Econômico

Ao contratar faxineiros internos, você deve adicioná-los à sua folha de pagamento. Dependendo de como você estrutura suas posições, você pode precisar fornecer seguro saúde, planos de aposentadoria, folgas remuneradas e outros incentivos aos funcionários que podem rapidamente aumentar seus custos.

Se você optar por não oferecer esses incentivos e, em vez disso, contratar faxineiros em um horário de meio período ou por hora, corre o risco de a rotatividade ser ainda maior. Os faxineiros podem não sentir nenhum senso de comprometimento com sua empresa, e pode não demorar muito para que eles encontrem uma posição que ofereça benefícios.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Custo de suprimentos e equipamentos

Ter uma equipe de limpeza interna significa que você também deve ter todos os suprimentos e equipamentos de limpeza necessários internamente. Os suprimentos de limpeza comerciais podem rapidamente se tornar caros, pois você precisará de todos os seguintes itens em mãos, no mínimo:

  • Limpadores líquidos.
  • Toalhas de papel ou panos reutilizáveis.
  • Escovas de limpeza.
  • Aspiradores de pó.
  • Esfregões.
  • Vassouras e pás de lixo.
  • Baldes.
  • Luvas.

Aspiradores industriais custam centenas ou até milhares de dólares, dependendo do modelo, e você provavelmente vai querer manter pelo menos dois à mão. Dependendo do tamanho do seu espaço de escritório, você pode precisar de outros equipamentos de limpeza pesada, como limpadores a vapor, lavadoras de alta pressão e limpadores de estofados, e todos eles exigem um investimento inicial.

Mas os produtos de limpeza não são apenas despesas iniciais; eles exigem reposição e manutenção, prejudicando os lucros da sua empresa.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Risco de limpeza inadequada

No final das contas, quando você trabalha com faxineiros internos, cabe a você garantir que eles estejam limpando de acordo com seus padrões. Mas com as dezenas de outras tarefas em seu prato todos os dias, você pode não ter tempo ou energia para supervisionar sua equipe de limpeza com o nível necessário de intensidade e escrutínio. Com o tempo, os erros podem passar despercebidos, criando um padrão medíocre de limpeza que desperdiça seu tempo e recursos.

A limpeza confiável do escritório é crucial para a reputação, ambiente de trabalho, conformidade e segurança da sua empresa. Mas com faxineiros internos, não há garantia de que seus trabalhadores terão o desempenho necessário para otimizar todas essas necessidades.

Você pode acabar contratando faxineiros inexperientes que economizam esforços ou não se importam com a qualidade do seu trabalho.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Por que terceirizar a limpeza do escritório para profissionais?

 

Cada vez mais empresas começaram a terceirizar suas tarefas de limpeza para empresas terceirizadas profissionais, eliminando completamente os empregos de limpeza interna.

À primeira vista, você pode presumir que a limpeza terceirizada é um luxo que sua empresa não pode pagar. Mas, na realidade, a equipe de limpeza terceirizada pode ser mais acessível do que faxineiros internos.

Além disso, terceirizar a limpeza do seu escritório para uma empresa de limpeza profissional traz inúmeras vantagens para sua empresa.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Passe a responsabilidade

Passar a limpeza do seu escritório para profissionais terceirizados permite que você abra mão completamente da responsabilidade de manter seu escritório limpo. Você não precisará supervisionar esses faxineiros, pois eles terão seus próprios negócios operados de forma independente e padrões de limpeza que garantem serviços de limpeza de alta qualidade e pontuais.

Ao remover a responsabilidade de supervisionar a equipe de limpeza, você pode focar mais do seu tempo e energia em outros aspectos da administração do seu negócio. Você também sempre terá uma área de trabalho limpa, higiênica e sem bagunça, o que pode ajudar a aumentar a produtividade no seu escritório.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Reduzir custos indiretos

Quando você terceiriza sua limpeza para uma empresa profissional, ela provavelmente cobrará uma taxa fixa dependendo do cronograma de limpeza que você escolher. Você não precisará cobrir nenhum custo extra envolvido na limpeza interna, como:

  • Incentivos aos funcionários
  • Tempo livre remunerado
  • Produtos de limpeza
  • Integração

Os melhores limpadores terceirizados trazem todos os suprimentos e equipamentos de limpeza necessários com eles. Você não precisa gastar dinheiro reabastecendo seus suprimentos de limpeza ou consertando aspiradores de pó com defeito.

Você também não precisa se preocupar com rotatividade, pois isso se torna um problema da empresa de limpeza — não seu. A empresa será responsável por manter sua equipe cheia, e questões como rotatividade e integração não afetarão a limpeza do seu escritório.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Garantir altos padrões de limpeza

A equipe de limpeza terceirizada se reporta aos seus donos de franquia, que os mantêm em padrões extremamente altos de desempenho e atenção aos detalhes. Você não precisará microgerenciar essa equipe de limpeza terceirizada para garantir que eles estejam limpando e desinfetando completamente o espaço de trabalho . Você pode confiar que a empresa manterá seus funcionários nos mesmos padrões de limpeza que você manteria.

Empresas de limpeza terceirizadas fornecem integração e instruções rigorosas para sua equipe, ensinando-as as melhores maneiras de limpar acessórios e materiais específicos. Elas têm um nível de especialização que você pode não conseguir incutir em uma equipe de limpeza interna.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Aproveite horários de limpeza flexíveis e personalizados

Ao trabalhar com serviços de limpeza terceirizados, você pode agendar os serviços específicos necessários para manter seu escritório limpo sem precisar se preocupar em dar trabalho suficiente para a equipe de limpeza interna.

Por exemplo, talvez você tenha um pequeno espaço de escritório sem muitas áreas comuns, e você só precisa de uma limpeza profunda uma vez por semana para mantê-lo arrumado e higiênico. Contratar faxineiros internos não fará sentido para uma tarefa tão pequena.

Sua empresa de limpeza terceirizada acomodará as necessidades do seu escritório, seja para serviços de limpeza diários, semanais ou conforme a necessidade. As melhores empresas de limpeza começarão realizando uma vistoria no seu espaço de escritório e avaliando suas necessidades de limpeza. Então, elas sugerirão alguns cronogramas diferentes com base no seu nível desejado de serviços e orçamento.

Limpeza de escritório terceirizada vs. interna: por que seus funcionários não devem fazer isso

Beneficie-se da limpeza de escritório de primeira linha com a limpeza e desinfecção Azulservice

Terceirizar a limpeza do seu escritório para profissionais pode economizar tempo, dinheiro e energia, ao mesmo tempo em que garante serviços de limpeza excepcionais. Quando você trabalha com um franqueado certificado da Azulservice, você desfruta de uma experiência de limpeza confiável e sem complicações.

Franqueados certificados em sua área oferecem cronogramas de limpeza flexíveis e garantem os mais altos níveis de qualidade e precisão em seus serviços de limpeza. Trabalhar com um franqueado local permite que você tenha paz de espírito sabendo que seu escritório estará sempre arrumado, higiênico e sem bagunça.

Você está interessado em contratar uma empresa de limpeza comercial ? Entre em contato com a Azulservice, hoje mesmo preenchendo este formulário online . Nós o ajudaremos a localizar um franqueado certificado em sua área e lhe daremos um orçamento gratuito para serviços de limpeza de escritórios.

Fonte: https://g1.globo.com/guia/guia-de-compras/faxina-em-20-minutos-profissionais-ensinam-como-fazer.ghtml