Terceirização Estratégica: Definição, Tipos e Benefícios

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A economia e os negócios mundiais estão em constante desenvolvimento, inventando novas formas e métodos de organização dos processos de negócios. Como resultado, surgiu um novo método de fazer negócios. É a chamada terceirização estratégica.

Nem sempre é necessário que os funcionários permanentes desempenhem funções não essenciais. Você pode confiar alguns processos a um subcontratado especializado e aumentar a produtividade do seu negócio.

Esta tendência tornou-se muito popular recentemente. Estima-se que 300.000 cargos sejam terceirizados a cada ano.

De acordo com o Industry Week Census on Manufacturing , 54,9% das empresas americanas terceirizam a fabricação e 43,8% terceirizam a manutenção de equipamentos.

O que é terceirização estratégica?

É uma abordagem de gestão de negócios relativamente jovem.

A terceirização estratégica é uma relação comercial de longo prazo, orientada para resultados, entre o Cliente e o Provedor de Serviços. 

Os serviços podem incluir um único processo de negócios, um conjunto de processos ou um ciclo completo de um ou mais processos. A ideia chave é otimizar os processos de produção e reduzir os custos associados às principais atividades da empresa.

Em alguns casos, esse arranjo de negócios é muito mais importante do que manter o controle sobre as atividades de departamentos individuais ou preservar ativos e empregos não essenciais.

O prestador de serviços de outsourcing assume a responsabilidade pelos recursos humanos, processos, tecnologias utilizadas em conjunto com a responsabilidade pelos resultados que esses recursos trazem e para os quais o cliente assinou um contrato.

A responsabilidade pelos resultados é o que separa a terceirização estratégica da prestação de serviços mais restrita e tradicional e da contratação de pessoal adicional.

O objetivo de um projeto de outsourcing é utilizar recursos externos de forma que as tecnologias e know-how apresentados no mercado sejam utilizados com o maior benefício para melhorar a eficiência da empresa e sua competitividade.

O resultado do projeto de outsourcing bem-sucedido é a construção de uma cadeia de valor de forma que todas as etapas dos processos internos de negócios sejam dotadas de recursos estrategicamente importantes.

É importante formular sua posição estratégica para determinar a possibilidade de terceirizar os componentes individuais da cadeia de valor. O racional estratégico para um projeto de terceirização é implementar os cinco princípios do posicionamento estratégico, de acordo com Michael Porter :

  • competitividade de bens e serviços;
  • imagem da companhia;
  • oportunidades de vendas;
  • características organizacionais e técnicas da empresa;
  • a situação financeira da empresa.

Como surgiu a terceirização?

Acredita-se que a abordagem de terceirização estratégica nasceu nos Estados Unidos. Na década de 1920, a General Motors foi liderada por Alfred Sloan . Ele tinha a tarefa de ganhar participação de mercado do principal concorrente – a empresa de Henry Ford.

Sloan foi o primeiro que decidiu dividir as operações da empresa em principais e adicionais. Ele descobriu que é possível reduzir significativamente os custos e otimizar os processos de negócios atribuindo funções secundárias ao contratante. Essa delegação de funções sem fins lucrativos da empresa a um terceiro especializado em determinado setor ficou conhecida como terceirização .

A luta de dois gigantes automotivos mostrou que, em condições de acirrada concorrência, nenhuma empresa pode ser autossuficiente, contando apenas com seus próprios recursos.

Historicamente, a terceirização foi reconhecida pela primeira vez como estratégia de negócios em 1989. Usada regularmente ao longo da década de 1990, a ferramenta de terceirização foi firmemente integrada aos processos de negócios mundiais.

Desde o início, a terceirização tem sido utilizada principalmente em serviços como serviços de segurança profissional, logística, produção de peças de reposição, serviços de limpeza, catering, gestão de infraestrutura, manutenção técnica e administrativa de instalações, serviços no setor de lazer e no setor hoteleiro.

Em 2009, recebeu uma nova rodada de desenvolvimento. Foi estimulado pela crise financeira global. E a terceirização tornou-se cada vez mais importante na área de captação de recursos humanos (RH) , indústria de alta tecnologia (TI) , e uma ampla gama de serviços financeiros .

Tipos de terceirização estratégica

Podemos citar os seguintes principais tipos de terceirização:

1. Terceirização de produção.

Esse tipo de terceirização é típico de grandes empresas com grande ciclo de produção. Muitas vezes, não faz sentido organizar certas etapas dentro de suas próprias capacidades.

Por exemplo, a produção automotiva é um processo complexo em que muitas operações são terceirizadas para artistas e produtores externos.

A empresa Ikea não possui uma unidade de produção em sua estrutura. Mas tem mais de 2.500 parceiros que fabricam produtos para a empresa sueca sob contratos. O cliente dessas obras foca apenas nas soluções de design e constrói uma estrutura de vendas.

2. Terceirização de TI

Os serviços de um especialista em TI certificado não são baratos e nem toda empresa tem trabalho suficiente para um funcionário permanente. Nesses casos, a terceirização se torna uma boa solução tanto para startups quanto para grandes corporações.

Existem dois tipos principais de terceirização de TI:

  • manutenção de equipamentos (serviços de rede de computadores e outros serviços de mesa);
  • desenvolvimento de software e criação de infraestrutura de rede.

A terceirização de TI permite que as empresas resolvam o problema de pessoal qualificado, economizem dinheiro na compra de equipamentos e atualizações de software..

3. Terceirização de processos de negócios

Terceirização de Serviço

Implica a transferência de processos internos de negócios para um contratante externo. Desde o final dos anos 90, as empresas começaram a terceirizar processos de negócios como contabilidade, pesquisa de marketing, contratação de pessoal e outros para empresas externas.

Na maioria dos casos, esse tipo de terceirização lida com processos de alto nível. Estes estão normalmente associados à gestão financeira ou ao apoio jurídico do negócio.

Cada tipo de terceirização ainda não é apenas um serviço comum. É o controle completo sobre um processo ou serviço de negócios separado. Na maioria das vezes, exige conformidade individual com as condições do cliente.

Vantagens da terceirização

Hoje em dia, todas as empresas sofrem pressão persistente dos acionistas exigindo melhores lucros. Ao mesmo tempo, a alta concorrência de mercado obriga as empresas a lutar por cada cliente, melhorando a qualidade de seus produtos e serviços e reduzindo seu preço.

Assim, a administração da empresa não tem escolha a não ser economizar nos custos, incluindo os custos associados às atividades não essenciais da empresa. E o outsourcing estratégico tornou-se uma das principais vantagens competitivas permitindo resolver estas tarefas de forma mais eficiente.

O rápido desenvolvimento dos meios de telecomunicações (e-mail, smartphones, 4G) simplificou muito a coordenação das atividades remotas dando impulso ao outsourcing estratégico. Existem quatro principais benefícios econômicos da transição para esse modelo de negócios.

1. Redução de custos

A redução de custos é um dos principais motivos para transferir parte das funções para um provedor externo. É necessário analisar as atividades da empresa para determinar os processos mais onerosos. Pode aplicar-se tanto aos custos diretos como aos indiretos.

Envolva empresas terceirizadas especializadas em áreas de atividade estritamente definidas e também com bastante experiência prática. Ajudará a analisar e determinar a viabilidade de terceirizar certas funções que reduzem custos.

Menores custos trabalhistas e eficiência operacional são os principais motivos para otimizar as finanças da empresa. Por exemplo, os salários dos trabalhadores na China ou na Índia são muito inferiores aos dos Estados Unidos.

2. Conversão de custos fixos em variáveis.

Há dois aspectos principais aqui. As empresas podem reduzir os custos gerais usando a infraestrutura pronta de outra empresa. Por exemplo, os custos de apoio a certas atividades como a construção de capital e o pagamento de salários.

Em segundo lugar, há uma redistribuição de riscos, alguns dos quais são transferidos para as partes envolvidas.

Assim, os contratos de terceirização estipulam que o pagamento do trabalho realizado por um prestador terceirizado dependerá de resultados específicos.

3. Desempenho aprimorado

A terceirização estratégica fornece às empresas acesso global a tecnologia, talento e outros recursos.

Um provedor terceirizado pode lidar com sua área de trabalho de forma mais profissional, sem a necessidade de qualificação.

Especialistas estreitos sabem como usar abordagens alternativas para coordenar certos processos. Assim, eles podem lidar com volumes maiores de trabalho. Os custos totais de um terceirizado são significativamente menores para realizar as mesmas atividades. Isso se deve à sua especialização em um campo específico e altas qualificações.

4. Realocação de recursos

A terceirização permite flexibilidade na alocação de recursos .

Neste caso, há duas vantagens.

A primeira consiste na redistribuição de recursos. Aqui, os recursos podem ser tempo de trabalho, esforços, ativos fixos, espaço, dinheiro, etc.

Liberar recursos para manobrá-los para enfrentar problemas mais prementes ou vitais permite que a empresa alcance melhores resultados em sua atividade principal. A terceirização também permite que as empresas redistribuam parcialmente o capital de investimento em atividades que são estrategicamente mais importantes para a empresa. A empresa deixa de investir em infraestrutura, pagando apenas pelos serviços terceirizados.

Desvantagens da terceirização

Apesar do fato de que a terceirização tem benefícios inegáveis, existem certos riscos ao mudar para ela. A terceirização de muitas operações pode reduzir a eficiência de algumas atividades.

Além disso, trabalhar com muitos terceirizados pode levar a custos mais altos. Em geral, você deve estar ciente dos seguintes problemas potenciais:

1. O risco de resolução de problemas de baixa qualidade

Muitas empresas de terceirização se posicionam como profissionais. Mas, na maioria dos casos, a qualidade dos serviços só pode ser avaliada após o trabalho propriamente dito.

2. Risco de vazamento de informações

As condições de confidencialidade são prescritas no contrato e consagradas oficialmente. E, no entanto, é quase impossível provar que o contratante tem alguma relação com a divulgação de informações internas do cliente.

3. Dependência de artistas externos

A delegação de determinadas funções a um sócio significa a quebra da unidade societária da empresa. Caso o contratante não traga o resultado desejado, você poderá incorrer em prejuízos.

4. Falta de controle sobre os processos delegados ao terceirizado

Como as tarefas são tratadas por terceiros, é bastante difícil acompanhar as etapas de sua implementação de maneira totalmente transparente.

Principais conclusões

As desvantagens da terceirização são realmente pequenas em comparação com as vantagens claras do serviço. Isso explica sua crescente popularidade em todo o mundo.

O principal benefício da terceirização é a redução dos custos brutos e a possibilidade de a empresa focar seus recursos nas atividades-fim.

A terceirização de funções secundárias permite ao cliente ter acesso às tecnologias mais atualizadas, aumentar a capitalização, contratar especialistas de primeira linha e obter vantagens adicionais de recursos financeiros mais baratos.

Ao mesmo tempo, transferindo funções secundárias, a empresa cliente tem a capacidade de controlar a qualidade e o resultado do trabalho realizado.

O contratante desempenha as mesmas funções que a empresa principal. No entanto, um especialista de perfil estreito pode lidar com essa tarefa com mais eficiência, superando a carga do cliente.

É vital levar em consideração os riscos de terceirização , mas eles são apenas potenciais. As empresas podem evitar esses riscos com uma seleção cuidadosa de um parceiro confiável e de boa reputação.

Portanto, as empresas com planos de longo alcance precisam considerar a terceirização estratégica para se manterem competitivas.